segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Atividade 4.4

Atividade realizada em conjunto com a professora Raquel e com alunos da turma 102
Atividade 3.5

O que é apresentado pelo currículo é de grande competência e bastante interessante, a possibilidade de escolher os conteúdos após uma verificação das competências que alunos poderão alcançar pode ser uma maneira de transformar o ensino realmente mais prático. Todavia, isso parece - me ainda como um ideal muito longe de ser tornar realidade. O currículo hoje é decidido verticalmente. As exigência de uma lista de conteúdos seja concluída até o fim do ano letivo. Hoje vivemos diante de uma sociedade bem mais criteriosa que à uns dez anos atrás. Portanto sejo que por mais que queiramos seguir o "curriculum" as disventuras do nosso cotidiano nos levar para situaçoes que nao estava progranadas.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Atividade 3.4

Projeto

Aprender a conviver com as diferenças


Público Alvo: Alunos do ensino fundamental ( 1°ano)


Duração: 1 bimestre


Justificativa:


Confirmando o direito a diferença e a identidade de cada ser, consideramos este um momento reflexivo de transformação de atitudes e valores, de uma cultura de paz, igualdadede direitos, compreensão humanitária, respeito mútuo e reconhecimento da forma própria de ser.



Objetivo:

*

Vivenciar os valores universais ( solidariedade, respeito, colaboração...)
*

Estabelecer relações afetivas e respeitosas.
*

Valorizar as diferenças rechaçando qualquer tipo de discriminação.
*

Reconhecer a importância, compreender , valorizar e utilizar as regras mínimas de boa convivência.
*

Saber ouvir os outros em diferentes situações.
*

Resolver conflitos sem brigar, procurando controlar sua impulsividade.



Desenvolvimento:


… Diante de uma reflexão tão significativa desenvolver …


*

Trabalhos com o livro “O patinho feio” que tem como tema a solidariedade, respeito aos outros e cooperação .

*

Dramatização ( cenas) de situações que podem surgir na escola, confrontando com a dramatização do que seria a atitude mais adequada para o momento, respeitando as regras da sala de aula .

*

Conversas formais ( rodinha ) para refletir sobre situações em aulas .

*

Assuntos sobre a valorização á vida, amor ao próximo, estímulo aos bons sentimentos e atitudes.



Conteúdo:


Português - Reconstrução de texto ,

Ortográfia de palavras com NH ;

Produção de frases ( regras) ;

Leitura



História – Conhecer a diversidade cultural



Culminância:


Apresentação Musical ( É preciso saber viver – Titãs )


Avaliação:

A avaliação será através de observações, identificando se cada aluno consegue integrar -se no grupo, participando ativamente trocando experiências, resolvendo situações de conflito de forma tranquila e convivendo adequadamente conforme as regras elaboradas pela turma e os valores trabalhados em aula. vv
Atividade 3.3



Planejamento do projeto


Tema : Aprender a conviver com as diferenças.


O projeto terá o intuito de consciêntizar os alunos a respeitar todas as pessoas independente das diferenças . Iniciaremos o projeto com o conto da história “O patinho feio”, onde os alunos farão uma representação da história, que será gravada como vídeo, demonstrando o quanto o “patinho” sofreu por ser descriminado. Em outra aula teremos como abjetivo proporcionar aos alunos a noção básica do conceito de respeito mútuo, demonstrando aos alunos o quanto é importante respeitar as regras da sala de aula para que todos sejam benéficiados, nessa aula fotografaremos cenas que os próprios alunos criaram para ilustrar as regras. Para finalizar o projeto os alunos apresentaram a música “É preciso saber viver” ( Titãs), transmitindo a mensagem, do quanto é importante saber escolher caminhos do bem para termos uma vida melhor, também construiremos um vídeo com essa apresentação.