Atividade realizada em conjunto com a professora Raquel e com alunos da turma 102
Educação inclusiva através da internet
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Atividade 3.5
O que é apresentado pelo currículo é de grande competência e bastante interessante, a possibilidade de escolher os conteúdos após uma verificação das competências que alunos poderão alcançar pode ser uma maneira de transformar o ensino realmente mais prático. Todavia, isso parece - me ainda como um ideal muito longe de ser tornar realidade. O currículo hoje é decidido verticalmente. As exigência de uma lista de conteúdos seja concluída até o fim do ano letivo. Hoje vivemos diante de uma sociedade bem mais criteriosa que à uns dez anos atrás. Portanto sejo que por mais que queiramos seguir o "curriculum" as disventuras do nosso cotidiano nos levar para situaçoes que nao estava progranadas.
O que é apresentado pelo currículo é de grande competência e bastante interessante, a possibilidade de escolher os conteúdos após uma verificação das competências que alunos poderão alcançar pode ser uma maneira de transformar o ensino realmente mais prático. Todavia, isso parece - me ainda como um ideal muito longe de ser tornar realidade. O currículo hoje é decidido verticalmente. As exigência de uma lista de conteúdos seja concluída até o fim do ano letivo. Hoje vivemos diante de uma sociedade bem mais criteriosa que à uns dez anos atrás. Portanto sejo que por mais que queiramos seguir o "curriculum" as disventuras do nosso cotidiano nos levar para situaçoes que nao estava progranadas.
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Atividade 3.4
Projeto
Aprender a conviver com as diferenças
Público Alvo: Alunos do ensino fundamental ( 1°ano)
Duração: 1 bimestre
Justificativa:
Confirmando o direito a diferença e a identidade de cada ser, consideramos este um momento reflexivo de transformação de atitudes e valores, de uma cultura de paz, igualdadede direitos, compreensão humanitária, respeito mútuo e reconhecimento da forma própria de ser.
Objetivo:
*
Vivenciar os valores universais ( solidariedade, respeito, colaboração...)
*
Estabelecer relações afetivas e respeitosas.
*
Valorizar as diferenças rechaçando qualquer tipo de discriminação.
*
Reconhecer a importância, compreender , valorizar e utilizar as regras mínimas de boa convivência.
*
Saber ouvir os outros em diferentes situações.
*
Resolver conflitos sem brigar, procurando controlar sua impulsividade.
Desenvolvimento:
… Diante de uma reflexão tão significativa desenvolver …
*
Trabalhos com o livro “O patinho feio” que tem como tema a solidariedade, respeito aos outros e cooperação .
*
Dramatização ( cenas) de situações que podem surgir na escola, confrontando com a dramatização do que seria a atitude mais adequada para o momento, respeitando as regras da sala de aula .
*
Conversas formais ( rodinha ) para refletir sobre situações em aulas .
*
Assuntos sobre a valorização á vida, amor ao próximo, estímulo aos bons sentimentos e atitudes.
Conteúdo:
Português - Reconstrução de texto ,
Ortográfia de palavras com NH ;
Produção de frases ( regras) ;
Leitura
História – Conhecer a diversidade cultural
Culminância:
Apresentação Musical ( É preciso saber viver – Titãs )
Avaliação:
A avaliação será através de observações, identificando se cada aluno consegue integrar -se no grupo, participando ativamente trocando experiências, resolvendo situações de conflito de forma tranquila e convivendo adequadamente conforme as regras elaboradas pela turma e os valores trabalhados em aula. vv
Projeto
Aprender a conviver com as diferenças
Público Alvo: Alunos do ensino fundamental ( 1°ano)
Duração: 1 bimestre
Justificativa:
Confirmando o direito a diferença e a identidade de cada ser, consideramos este um momento reflexivo de transformação de atitudes e valores, de uma cultura de paz, igualdadede direitos, compreensão humanitária, respeito mútuo e reconhecimento da forma própria de ser.
Objetivo:
*
Vivenciar os valores universais ( solidariedade, respeito, colaboração...)
*
Estabelecer relações afetivas e respeitosas.
*
Valorizar as diferenças rechaçando qualquer tipo de discriminação.
*
Reconhecer a importância, compreender , valorizar e utilizar as regras mínimas de boa convivência.
*
Saber ouvir os outros em diferentes situações.
*
Resolver conflitos sem brigar, procurando controlar sua impulsividade.
Desenvolvimento:
… Diante de uma reflexão tão significativa desenvolver …
*
Trabalhos com o livro “O patinho feio” que tem como tema a solidariedade, respeito aos outros e cooperação .
*
Dramatização ( cenas) de situações que podem surgir na escola, confrontando com a dramatização do que seria a atitude mais adequada para o momento, respeitando as regras da sala de aula .
*
Conversas formais ( rodinha ) para refletir sobre situações em aulas .
*
Assuntos sobre a valorização á vida, amor ao próximo, estímulo aos bons sentimentos e atitudes.
Conteúdo:
Português - Reconstrução de texto ,
Ortográfia de palavras com NH ;
Produção de frases ( regras) ;
Leitura
História – Conhecer a diversidade cultural
Culminância:
Apresentação Musical ( É preciso saber viver – Titãs )
Avaliação:
A avaliação será através de observações, identificando se cada aluno consegue integrar -se no grupo, participando ativamente trocando experiências, resolvendo situações de conflito de forma tranquila e convivendo adequadamente conforme as regras elaboradas pela turma e os valores trabalhados em aula. vv
Atividade 3.3
Planejamento do projeto
Tema : Aprender a conviver com as diferenças.
O projeto terá o intuito de consciêntizar os alunos a respeitar todas as pessoas independente das diferenças . Iniciaremos o projeto com o conto da história “O patinho feio”, onde os alunos farão uma representação da história, que será gravada como vídeo, demonstrando o quanto o “patinho” sofreu por ser descriminado. Em outra aula teremos como abjetivo proporcionar aos alunos a noção básica do conceito de respeito mútuo, demonstrando aos alunos o quanto é importante respeitar as regras da sala de aula para que todos sejam benéficiados, nessa aula fotografaremos cenas que os próprios alunos criaram para ilustrar as regras. Para finalizar o projeto os alunos apresentaram a música “É preciso saber viver” ( Titãs), transmitindo a mensagem, do quanto é importante saber escolher caminhos do bem para termos uma vida melhor, também construiremos um vídeo com essa apresentação.
Planejamento do projeto
Tema : Aprender a conviver com as diferenças.
O projeto terá o intuito de consciêntizar os alunos a respeitar todas as pessoas independente das diferenças . Iniciaremos o projeto com o conto da história “O patinho feio”, onde os alunos farão uma representação da história, que será gravada como vídeo, demonstrando o quanto o “patinho” sofreu por ser descriminado. Em outra aula teremos como abjetivo proporcionar aos alunos a noção básica do conceito de respeito mútuo, demonstrando aos alunos o quanto é importante respeitar as regras da sala de aula para que todos sejam benéficiados, nessa aula fotografaremos cenas que os próprios alunos criaram para ilustrar as regras. Para finalizar o projeto os alunos apresentaram a música “É preciso saber viver” ( Titãs), transmitindo a mensagem, do quanto é importante saber escolher caminhos do bem para termos uma vida melhor, também construiremos um vídeo com essa apresentação.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Trabalho realizado em conjunto com a professora Raquel Atividade 3.2
O diálogo na sala de aula
Justificativa:
Essa atividade proporciona aos alunos a noção básica do conceito de respeito mútuo, aprendendo a importância do diálogo na escola.
Objetivo:
• Refletir sobre a importância de saber o momento de ouvir e o momento de falar.
• Construir coletivamente as regras do diálogo na sala de aula.
Desenvolvimento:
1° aula
• Inicie a aula propondo uma reflexão coletiva de como a turma tem se comportado nos momentos de diálogo, se cada um tem sabido o momento de ouvir e de falar, se há respeito pela opinião do outro, se há atenção à fala do professor (a). Observe a fala dos alunos e em seguida exponha a eles uma avaliação do comportamento dos mesmos ao dialogarem.
• Compartilhe com os alunos as seguintes imagens de situações que acontecem em sala de aula quando o diálogo não é bem desenvolvido. Peça para eles interpretarem as imagens abaixo e dizerem o que está acontecendo de errado em cada cena e o que fazer para resolver os problemas apresentados nas imagens.
• Em seguida, exponha aos alunos algumas regras básicas do diálogo em sala de aula. Leve-os a compreenderem que se cada um fizer a sua parte e seguir as regras apresentadas abaixo, eles garantirão o desenvolvimento de um bom diálogo, o que será proveitoso para todos.
Regras básicas do diálogo em sala de aula.
1º Ouvir: ouvir é respeitar o direito do outro de falar.
2º Pensar: antes de dizermos nossa opinião é importante pensar na fala do outro.
3º Pedir Licença: sabemos que há muitos colegas numa sala de aula e que todos tem o direito de dar sua opinião, por isso, antes de falar, peça licença, pois se todos falarem ao mesmo tempo, como vamos entender?
4º Falar: este é o último momento de um diálogo coletivo, aqui, você já ouviu, pensou no que ouviu, esperou seu momento e agora pode expor à todos sua idéias.
2° aula
Retome as reflexões feitas na última aula e em seguida proponha a seguinte atividade em grupo (grupos de no máximo 5 alunos):
• De acordo com as reflexões feitas na última aula e com relação às regras básicas do diálogo em sala de aula pense em mais regras que podem ser acrescentadas a essas e produza uma cartilha que deve ser seguida por toda a turma em todos os diálogos em sala de aula. Nessa cartilha deve conter imagens que ilustrem cada uma das regras, para isso os alunos podem criar cenas na sala e fotografarem Professor auxilie seus alunos no desenvolvimento dessa atividade.
O professor pode criar um shide com as fotos e depois passar para os alunos.
Duração:
2 aula de aproximadamente 1 hora
Recursos Pedagógicos :
• Imagens para reflexão
• Cartolina
• Máquina fotográfica
• Computador
O diálogo na sala de aula
Justificativa:
Essa atividade proporciona aos alunos a noção básica do conceito de respeito mútuo, aprendendo a importância do diálogo na escola.
Objetivo:
• Refletir sobre a importância de saber o momento de ouvir e o momento de falar.
• Construir coletivamente as regras do diálogo na sala de aula.
Desenvolvimento:
1° aula
• Inicie a aula propondo uma reflexão coletiva de como a turma tem se comportado nos momentos de diálogo, se cada um tem sabido o momento de ouvir e de falar, se há respeito pela opinião do outro, se há atenção à fala do professor (a). Observe a fala dos alunos e em seguida exponha a eles uma avaliação do comportamento dos mesmos ao dialogarem.
• Compartilhe com os alunos as seguintes imagens de situações que acontecem em sala de aula quando o diálogo não é bem desenvolvido. Peça para eles interpretarem as imagens abaixo e dizerem o que está acontecendo de errado em cada cena e o que fazer para resolver os problemas apresentados nas imagens.
• Em seguida, exponha aos alunos algumas regras básicas do diálogo em sala de aula. Leve-os a compreenderem que se cada um fizer a sua parte e seguir as regras apresentadas abaixo, eles garantirão o desenvolvimento de um bom diálogo, o que será proveitoso para todos.
Regras básicas do diálogo em sala de aula.
1º Ouvir: ouvir é respeitar o direito do outro de falar.
2º Pensar: antes de dizermos nossa opinião é importante pensar na fala do outro.
3º Pedir Licença: sabemos que há muitos colegas numa sala de aula e que todos tem o direito de dar sua opinião, por isso, antes de falar, peça licença, pois se todos falarem ao mesmo tempo, como vamos entender?
4º Falar: este é o último momento de um diálogo coletivo, aqui, você já ouviu, pensou no que ouviu, esperou seu momento e agora pode expor à todos sua idéias.
2° aula
Retome as reflexões feitas na última aula e em seguida proponha a seguinte atividade em grupo (grupos de no máximo 5 alunos):
• De acordo com as reflexões feitas na última aula e com relação às regras básicas do diálogo em sala de aula pense em mais regras que podem ser acrescentadas a essas e produza uma cartilha que deve ser seguida por toda a turma em todos os diálogos em sala de aula. Nessa cartilha deve conter imagens que ilustrem cada uma das regras, para isso os alunos podem criar cenas na sala e fotografarem Professor auxilie seus alunos no desenvolvimento dessa atividade.
O professor pode criar um shide com as fotos e depois passar para os alunos.
Duração:
2 aula de aproximadamente 1 hora
Recursos Pedagógicos :
• Imagens para reflexão
• Cartolina
• Máquina fotográfica
• Computador
Atividade 3.1Contextualizando a Mudança
No meio em que vivo tento usar minha prática de ensino da melhor maneira, procuro também ter uma prática com bastante diálogo.
A conversação é muito importante e necessária para o desenvolvimento do aluno, tendo em vista que através do mesmo os alunos expressam suas idéias e opiniões, nos como educadores passamos a analisar com mais clareza a turma, suas dificuldades e, o que absorveram o que esta a sua volta e detalhar o conteúdo que foi transmitido.
A sala de aula é um ambiente onde podemos transmitir e aprender com as vivencias dos alunos. No meu cotidianamente percebo que tudo é somado ao inserir meus conteúdos vejo a atenção deles a forma como eles relatam tudo instigam e na face deles tem a curiosidade estampada
Portanto, a tecnologia é um recurso fundamental na aprendizagem dos alunos. A mesma torna as aulas mais dinâmicas e criativas, quando digo criativas é porque eles fazem além do imagino.
No meio em que vivo tento usar minha prática de ensino da melhor maneira, procuro também ter uma prática com bastante diálogo.
A conversação é muito importante e necessária para o desenvolvimento do aluno, tendo em vista que através do mesmo os alunos expressam suas idéias e opiniões, nos como educadores passamos a analisar com mais clareza a turma, suas dificuldades e, o que absorveram o que esta a sua volta e detalhar o conteúdo que foi transmitido.
A sala de aula é um ambiente onde podemos transmitir e aprender com as vivencias dos alunos. No meu cotidianamente percebo que tudo é somado ao inserir meus conteúdos vejo a atenção deles a forma como eles relatam tudo instigam e na face deles tem a curiosidade estampada
Portanto, a tecnologia é um recurso fundamental na aprendizagem dos alunos. A mesma torna as aulas mais dinâmicas e criativas, quando digo criativas é porque eles fazem além do imagino.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Atividade 2.11
O wikcionário é muito bom para quem tem dúvidas de palavras e não sabe o significado, pois é só jogar a palavra ou expressão que ele te dar a resposta. Outra opção pode ser visto e utilizado é a contribuição que o cidadão pode dar ao wikcionário, se a na sua cidade houver uma palavra ou expressão que nas demais regiões não tenha o cidadão também pode contribuir, elevando assim as caracteristicas do país. Algo muito engraçado é a forma que é dita a expressão “na há ver”, pois no Rio de Janeiro é dito “ na há ver” e no Rio grande do Sul “ nada que ver”.
O wikcionário é muito bom para quem tem dúvidas de palavras e não sabe o significado, pois é só jogar a palavra ou expressão que ele te dar a resposta. Outra opção pode ser visto e utilizado é a contribuição que o cidadão pode dar ao wikcionário, se a na sua cidade houver uma palavra ou expressão que nas demais regiões não tenha o cidadão também pode contribuir, elevando assim as caracteristicas do país. Algo muito engraçado é a forma que é dita a expressão “na há ver”, pois no Rio de Janeiro é dito “ na há ver” e no Rio grande do Sul “ nada que ver”.
Assinar:
Postagens (Atom)