terça-feira, 29 de novembro de 2011

Trabalho realizado em conjunto com a professora Raquel Atividade 3.2

O diálogo na sala de aula


Justificativa:

Essa atividade proporciona aos alunos a noção básica do conceito de respeito mútuo, aprendendo a importância do diálogo na escola.


Objetivo:
• Refletir sobre a importância de saber o momento de ouvir e o momento de falar.
• Construir coletivamente as regras do diálogo na sala de aula.

Desenvolvimento:
1° aula

• Inicie a aula propondo uma reflexão coletiva de como a turma tem se comportado nos momentos de diálogo, se cada um tem sabido o momento de ouvir e de falar, se há respeito pela opinião do outro, se há atenção à fala do professor (a). Observe a fala dos alunos e em seguida exponha a eles uma avaliação do comportamento dos mesmos ao dialogarem.

• Compartilhe com os alunos as seguintes imagens de situações que acontecem em sala de aula quando o diálogo não é bem desenvolvido. Peça para eles interpretarem as imagens abaixo e dizerem o que está acontecendo de errado em cada cena e o que fazer para resolver os problemas apresentados nas imagens.



• Em seguida, exponha aos alunos algumas regras básicas do diálogo em sala de aula. Leve-os a compreenderem que se cada um fizer a sua parte e seguir as regras apresentadas abaixo, eles garantirão o desenvolvimento de um bom diálogo, o que será proveitoso para todos.

Regras básicas do diálogo em sala de aula.

1º Ouvir: ouvir é respeitar o direito do outro de falar.



2º Pensar: antes de dizermos nossa opinião é importante pensar na fala do outro.



3º Pedir Licença: sabemos que há muitos colegas numa sala de aula e que todos tem o direito de dar sua opinião, por isso, antes de falar, peça licença, pois se todos falarem ao mesmo tempo, como vamos entender?




4º Falar: este é o último momento de um diálogo coletivo, aqui, você já ouviu, pensou no que ouviu, esperou seu momento e agora pode expor à todos sua idéias.



2° aula
Retome as reflexões feitas na última aula e em seguida proponha a seguinte atividade em grupo (grupos de no máximo 5 alunos):
• De acordo com as reflexões feitas na última aula e com relação às regras básicas do diálogo em sala de aula pense em mais regras que podem ser acrescentadas a essas e produza uma cartilha que deve ser seguida por toda a turma em todos os diálogos em sala de aula. Nessa cartilha deve conter imagens que ilustrem cada uma das regras, para isso os alunos podem criar cenas na sala e fotografarem Professor auxilie seus alunos no desenvolvimento dessa atividade.
O professor pode criar um shide com as fotos e depois passar para os alunos.

Duração:
2 aula de aproximadamente 1 hora

Recursos Pedagógicos :
• Imagens para reflexão
• Cartolina
• Máquina fotográfica
• Computador
Atividade 3.1Contextualizando a Mudança
No meio em que vivo tento usar minha prática de ensino da melhor maneira, procuro também ter uma prática com bastante diálogo.
A conversação é muito importante e necessária para o desenvolvimento do aluno, tendo em vista que através do mesmo os alunos expressam suas idéias e opiniões, nos como educadores passamos a analisar com mais clareza a turma, suas dificuldades e, o que absorveram o que esta a sua volta e detalhar o conteúdo que foi transmitido.
A sala de aula é um ambiente onde podemos transmitir e aprender com as vivencias dos alunos. No meu cotidianamente percebo que tudo é somado ao inserir meus conteúdos vejo a atenção deles a forma como eles relatam tudo instigam e na face deles tem a curiosidade estampada
Portanto, a tecnologia é um recurso fundamental na aprendizagem dos alunos. A mesma torna as aulas mais dinâmicas e criativas, quando digo criativas é porque eles fazem além do imagino.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Atividade 2.11
O wikcionário é muito bom para quem tem dúvidas de palavras e não sabe o significado, pois é só jogar a palavra ou expressão que ele te dar a resposta. Outra opção pode ser visto e utilizado é a contribuição que o cidadão pode dar ao wikcionário, se a na sua cidade houver uma palavra ou expressão que nas demais regiões não tenha o cidadão também pode contribuir, elevando assim as caracteristicas do país. Algo muito engraçado é a forma que é dita a expressão “na há ver”, pois no Rio de Janeiro é dito “ na há ver” e no Rio grande do Sul “ nada que ver”.
2.10 atividade
É importante notar que ao descreve a wikipédia nos estamos relatando um mundo dentro de um programa, pois na wikipédia podemos descobrir coisas referentes a tudo que nos rodeia. Qualquer coisa que queira saber é só jogar no google que a wikipédia te dar a resposta. Os três itens principais para essa pesquisa que nos leva a outros links são “editar”, Discussão e direito. É de grande valia analisar que ao abrir a wiki vemos diversos verbetes que nos levar a outros ambientes onde nosso conhecimento é ampliado.
Atividades 2.7 e 2.9 A professora Raquel e eu (Suzana) desenvolvemos em sala uma atividade Literária com os Pequeninos tendo como base o uso da internet.
Atividade 2.5 - Meu Blog Capitães de Areia (Jorge Amado) e Os Incompreendidos http://fafimacapitaesdaareia.blogspot.com/
Atividade 2.6 - Planejando uma atividade (realizada por Suzana e Raquel) Os clássicos da literatura na alfabetização Justificativa: As histórias infantis proporcionam aos educandos o desenvolvimento da imaginação ,ajudando também na reflexão e no processo de linguagem enriquecendo o vocabulário. Com isso ,está aula é indicada para crianças que estejam no início do processo de alfabetização para que possam ser estimuladas a ter o hábito da leitura . Objetivo: * Planejar a fala em situações formais; * Criar hábito de leitura; * Compreender e valorizar a cultura escrita. Recursos: * Livros infantis * Laborátorio de informática * Folha de papel Procedimento da aula: Apresentar vários livros infantis às crianças e explicar a importância da leitura em nossas vidas. Escolher com as crianças dois ou três clássicos da literatura para serem lidos em sala de aula. Depois escolher um dos livros e pedir que as crianças façam observações sobre a capa ,o título, as imagens e perguntar a opinião das crianças sobre a história. Após a leitura ,com os alunos em duplas eles podem acessar o site:http://www.abrali.com/013contos infantis html ,nela as crianças podem ouvir as histórias que quiserem. A dupla poderá escolher uma história ,anotar o título dela e apresentar o tema central da história oralmente par todos os colegas. Atividade: Cada aluno fará um registro da história em uma folha de papel . Escreverei o título da historia para que toda a turma copie no cabeçalho da atividade e deixarei que façam desenhos ,usem letras ou palavras que souberem para registra a história . Para finalizar cada criança fará a apresentação do seu registro do livro para toda o turma. Duração: 2 aulas de aproximadamente 40 minutos ( 1° Bimestre)Atividade 2.6 realizada por Suzana e Raquel Os clássicos da literatura na alfabetização Justificativa: As histórias infantis proporcionam aos educandos o desenvolvimento da imaginação ,ajudando também na reflexão e no processo de linguagem enriquecendo o vocabulário. Com isso ,está aula é indicada para crianças que estejam no início do processo de alfabetização para que possam ser estimuladas a ter o hábito da leitura . Objetivo: * Planejar a fala em situações formais; * Criar hábito de leitura; * Compreender e valorizar a cultura escrita. Recursos: * Livros infantis * Laborátorio de informática * Folha de papel Procedimento da aula: Apresentar vários livros infantis às crianças e explicar a importância da leitura em nossas vidas. Escolher com as crianças dois ou três clássicos da literatura para serem lidos em sala de aula. Depois escolher um dos livros e pedir que as crianças façam observações sobre a capa ,o título, as imagens e perguntar a opinião das crianças sobre a história. Após a leitura ,com os alunos em duplas eles podem acessar o site:http://www.abrali.com/013contos infantis html ,nela as crianças podem ouvir as histórias que quiserem. A dupla poderá escolher uma história ,anotar o título dela e apresentar o tema central da história oralmente par todos os colegas. Atividade: Cada aluno fará um registro da história em uma folha de papel . Escreverei o título da historia para que toda a turma copie no cabeçalho da atividade e deixarei que façam desenhos ,usem letras ou palavras que souberem para registra a história . Para finalizar cada criança fará a apresentação do seu registro do livro para toda o turma. Duração: 2 aulas de aproximadamente 40 minutos ( 1° Bimestre)
Atividade 2.3 e 2.4 - Conceituando hipertexto coletivamente Hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado. Hipertexto:OrigemWikipédia livre.Hipertexto é o termo do no texto com formato de bloco de notas. A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitoresuma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse; Para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos. No início o termo hipertexto criado por Theodoro nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido manifestado pelo matemático e físico VANNEVAR BUSH através do dispositivo “Memex”. Acredito que que o hipertexto tornou-se uma forma pedagógiga que só criou mecanismos para fazermos descobertas interessantes tanto para o aluno quanto para o professor. E consequentemente melhorando o ensino aprendizagem na escola.
Atividade 2.1 e 2.2 - Experiência de navegar livremente Navegar na internet é algo mágico, pois funções que antes demorava muito tempo hoje são realizadas com sucesso com apenas alguns clicks. Podemos saber de coisas do outro lado do mundo, conhecer pessoas novas, quebrando assim um tabu antigo, a timidez de algumas pessoas, tendo em vista que, não estamos cara-cara com as pessoas e podemos mostrar nosso eu interior ou até em alguns casos criar um personagem. O hipertexto ou hiperlinks nos leva a lugares bom ou lugares ruins. Ao navegar em um site especifico percebi que é muito interessante, pois nos lava a informações de grande valia para o nosso cotidiano. Navegar na internet é algo mágico, pois funções que antes demorava muito tempo hoje são realizadas com sucesso com apenas alguns clicks. Podemos saber de coisas do outro lado do mundo, conhecer pessoas novas, quebrando assim um tabu antigo, a timidez de algumas pessoas, tendo em vista que, não estamos cara-cara com as pessoas e podemos mostrar nosso eu interior ou até em alguns casos criar um personagem. O hipertexto ou hiperlinks nos leva a lugares bom ou lugares ruins. Ao navegar em um site especifico percebi que é muito interessante, pois nos lava a informações de grande valia para o nosso cotidiano.
Atividade 1.6 - Webquest: Informática e Projetos de Aprendizagem O desenvolvimento da webquest dentro do cotidiano dos alunos Pelo o que pude entender da webquest ela é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior . Onde inclui dentro da rotina da sala de aula a internet, em especial a busca pela informação. Dentro de uma rede social o aluno pode desenvolver atividades que o uso do livro didático não consegui transmitir, pois essa nova geração de alunos conectados não conseguem ter a atenção voltada para algo já consumado, ou seja, tem que haver uma busca na internet para que ele consiga realizar a tarefa pedida pelo professor. A partir desse ponto o aluno pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico, como também estimular a sua criatividade. A mesma tem por objetivo principal desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da internet com critérios e perguntas. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível. Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos. Desta maneira, as WebQuests utilizam problemas ou situações do mundo real e tarefas autênticas para despertar o interesse dos alunos. Sua base teórica é construtivista, o que permite aos alunos transformar a informação e compreendê-la. Suas estratégias de aprendizagem colaborativa ajudam os estudantes a desenvolver habilidades e a contribuir com o produto final do grupo, que pode ser uma produção escrita, oral ou eletrônica, uma obra teatral, um jornal escolar e um material de divulgação, entre outros.
Atividade 1.2 - Quem sou como professor e aprendiz? *O que é ser professor hoje? *Quem sou eu (professor) neste contexto? Trabalho na função de professora de inglês faz pouco, porém já sinto o gostinho doce com algumas dosagens de decepção. Trabalho em três escolas diferentes e percebo a dificuldade de cada local; uns tem um pouco menos de dificuldade outro um pouco mais. Deparei-me com uma situação muito nova e assustadora, pois o projeto Bilíngüe é algo novo para o município e muitos pequeninhos não tiveram a oportunidade de ver o que é ter aulas de inglês através de seus irmãos, é tudo muito novo para todos. Ser professor já é vivenciar ao novo todos os dias e isso vai acontecendo sucessivamente. Educar não é tarefa fácil para ninguém, tendo em vista que, a violência atual vem assustando á todos nós, lidar com o desconhecido é muito difícil. Ao entrar na sala de aula deparamos com diversas realidades, e na verdade não sabemos ao certo o que cada aluno vive dentro e fora de seus lares; passamos apenas quatro horas com eles, na verdade eu só passo duas horas semanais com eles, e vejo o quanto é assustador lidar e tentar compreender cada vida, cada sentimento, ou melhor, cada emoção... Pois, muitas vezes o julgamos por estarem zangados, triste ou até fazendo bagunça, mas não procuramos saber de fato o que eles passam dentro de suas casas ou a até mesmo opressão de seus colegas. Ser professor... Algo magnífico ou tenebroso? Hoje vejo que é a coisa mais gostosa do mundo, pois quando olho meus alunos falando pequenas palavras em inglês ou até mesmo frases feitas, sinto-me uma super- heroína.*O que é ser professor hoje? *Quem sou eu (professor) neste contexto? Trabalho na função de professora de inglês faz pouco, porém já sinto o gostinho doce com algumas dosagens de decepção. Trabalho em três escolas diferentes e percebo a dificuldade de cada local; uns tem um pouco menos de dificuldade outro um pouco mais. Deparei-me com uma situação muito nova e assustadora, pois o projeto Bilíngüe é algo novo para o município e muitos pequeninhos não tiveram a oportunidade de ver o que é ter aulas de inglês através de seus irmãos, é tudo muito novo para todos. Ser professor já é vivenciar ao novo todos os dias e isso vai acontecendo sucessivamente. Educar não é tarefa fácil para ninguém, tendo em vista que, a violência atual vem assustando á todos nós, lidar com o desconhecido é muito difícil. Ao entrar na sala de aula deparamos com diversas realidades, e na verdade não sabemos ao certo o que cada aluno vive dentro e fora de seus lares; passamos apenas quatro horas com eles, na verdade eu só passo duas horas semanais com eles, e vejo o quanto é assustador lidar e tentar compreender cada vida, cada sentimento, ou melhor, cada emoção... Pois, muitas vezes o julgamos por estarem zangados, triste ou até fazendo bagunça, mas não procuramos saber de fato o que eles passam dentro de suas casas ou a até mesmo opressão de seus colegas. Ser professor... Algo magnífico ou tenebroso? Hoje vejo que é a coisa mais gostosa do mundo, pois quando olho meus alunos falando pequenas palavras em inglês ou até mesmo frases feitas, sinto-me uma super- heroína.