quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Atividade 2.6 - Planejando uma atividade (realizada por Suzana e Raquel) Os clássicos da literatura na alfabetização Justificativa: As histórias infantis proporcionam aos educandos o desenvolvimento da imaginação ,ajudando também na reflexão e no processo de linguagem enriquecendo o vocabulário. Com isso ,está aula é indicada para crianças que estejam no início do processo de alfabetização para que possam ser estimuladas a ter o hábito da leitura . Objetivo: * Planejar a fala em situações formais; * Criar hábito de leitura; * Compreender e valorizar a cultura escrita. Recursos: * Livros infantis * Laborátorio de informática * Folha de papel Procedimento da aula: Apresentar vários livros infantis às crianças e explicar a importância da leitura em nossas vidas. Escolher com as crianças dois ou três clássicos da literatura para serem lidos em sala de aula. Depois escolher um dos livros e pedir que as crianças façam observações sobre a capa ,o título, as imagens e perguntar a opinião das crianças sobre a história. Após a leitura ,com os alunos em duplas eles podem acessar o site:http://www.abrali.com/013contos infantis html ,nela as crianças podem ouvir as histórias que quiserem. A dupla poderá escolher uma história ,anotar o título dela e apresentar o tema central da história oralmente par todos os colegas. Atividade: Cada aluno fará um registro da história em uma folha de papel . Escreverei o título da historia para que toda a turma copie no cabeçalho da atividade e deixarei que façam desenhos ,usem letras ou palavras que souberem para registra a história . Para finalizar cada criança fará a apresentação do seu registro do livro para toda o turma. Duração: 2 aulas de aproximadamente 40 minutos ( 1° Bimestre)Atividade 2.6 realizada por Suzana e Raquel Os clássicos da literatura na alfabetização Justificativa: As histórias infantis proporcionam aos educandos o desenvolvimento da imaginação ,ajudando também na reflexão e no processo de linguagem enriquecendo o vocabulário. Com isso ,está aula é indicada para crianças que estejam no início do processo de alfabetização para que possam ser estimuladas a ter o hábito da leitura . Objetivo: * Planejar a fala em situações formais; * Criar hábito de leitura; * Compreender e valorizar a cultura escrita. Recursos: * Livros infantis * Laborátorio de informática * Folha de papel Procedimento da aula: Apresentar vários livros infantis às crianças e explicar a importância da leitura em nossas vidas. Escolher com as crianças dois ou três clássicos da literatura para serem lidos em sala de aula. Depois escolher um dos livros e pedir que as crianças façam observações sobre a capa ,o título, as imagens e perguntar a opinião das crianças sobre a história. Após a leitura ,com os alunos em duplas eles podem acessar o site:http://www.abrali.com/013contos infantis html ,nela as crianças podem ouvir as histórias que quiserem. A dupla poderá escolher uma história ,anotar o título dela e apresentar o tema central da história oralmente par todos os colegas. Atividade: Cada aluno fará um registro da história em uma folha de papel . Escreverei o título da historia para que toda a turma copie no cabeçalho da atividade e deixarei que façam desenhos ,usem letras ou palavras que souberem para registra a história . Para finalizar cada criança fará a apresentação do seu registro do livro para toda o turma. Duração: 2 aulas de aproximadamente 40 minutos ( 1° Bimestre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário